Menu

MENSAGEM DE PAZ

Governo investe no sertão do Oeste da Bahia

26 NOV 2013
26 de Novembro de 2013
Cidade de São Félix do Coribe no oeste baiano

Cidade de São Félix do Coribe no oeste baiano

A região semiárida do Oeste da Bahia recebe, nesta segunda-feira (25), novas ações para a ampliação do acesso à água e o desenvolvimento da região, realizadas pelo Governo da Bahia, em parceria com o governo federal. Os anúncios serão dados na cidade de São Félix do Coribe, que fica a mais de 850 km de Salvador, na Escola Municipal Agnelo Braga, às 9h00.  O secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, representará o governador Jaques Wagner, e o governo federal será representado pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz.

Entre as principais ações está a entrega de um conjunto de máquinas para o Consórcio Intermunicipal da Bacia do Rio Corrente (Cibarc). Um investimento estadual de R$1,5 milhão. Trator, pá carregadeira, retroescavadeira e caminhão caçamba compõem o kit. “Estamos equipando os consórcios públicos e isso beneficia diretamente cada município integrante. Com isso, os gestores vão executar obras indispensáveis ao período de estiagem, como a implantação de barragens subterrâneas, que possibilita a continuidade do plantio para que não falte alimento às famílias”, explica Rui Costa.

A regularização fundiária também faz parte das ações do governo baiano; no ato, 223 títulos de terra serão entregues a agricultores familiares que moram nos municípios de Brejolândia, Canápolis, Correntina, Santa Maria da Vitória, Santana, Serra Dourada, Tabocas do Brejo Velho, além dos que residem na cidade anfitriã.

Para garantir a alimentação animal em períodos de seca, o governo baiano, através do Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar, realiza a distribuição de 159 mil mudas de palmas, visando o plantio adensado, e autoriza sete sistemas de água para consumo humano.

 

Irrigação – A Codevaf entrega 20 kits de irrigação para ampliar a produção dos agricultores familiares da Associação dos Produtores da Fazenda Zé Alves, fica na cidade de Jaborandi, região do Rio Corrente. A implantação dos kits é uma ação conjunta dos programas Água Para Todos (Segunda Água) e Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária (Inclusão Produtiva), vinculados ao Plano Brasil Sem Miséria. Os recursos são provenientes da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR/MI). Os beneficiados pelos kits de irrigação são famílias que se encontram em situação de pobreza e que possuem condições de usar o equipamento – familiaridade com atividades agrícolas, área própria para cultivo e fonte de acesso à água. Instituições parceiras da Codevasf são responsáveis por prestar assistência técnica aos produtores.

Fonte: Ascom Casa Civil

Voltar