Santa Maria da Vitória: comunidade rural realiza encontro de violeiros

04 NOV 2013
04 de Novembro de 2013

Didi e Paterno, antigos seresteriros de Santa Maria da Vitória (Foto Culturas Corrente)

Breno Bueno de Barra da Caniveta e Milton Soares de Açudina. (Foto Culturas Corrente)


Por Culturas Corrente

O dia 02 de novembro teve gosto de música, causos e poesias para a comunidade de Sumidor, localizada no distrito de Açudina, zona rural do município de Santa Maria da Vitória. Pela primeira vez, de forma autônoma, os moradores realizaram encontro de violeiros, na ocasião estiveram presentes 17 violeiros, além de outros músicos: tocadores de cavaquinho, zabumba, triângulo, sanfona e pandeiro. A música foi o ponto de maior celebração no evento”
Músicos de outras partes do município também estiveram presentes e puderam experimentar um momento de intercâmbio de culturas. As comunidades que participaram foram: Cuscuzeiro, Barra da Caniveta, São Pedro, Piengo, Salobro, Gameleira e Santo Antônio, esta ultima pertencente ao município de Canápolis. Sozinhos, em duplas e até mesmo em trio, os músicos executaram chulas (estilo próprio da região), samba de roda e música sertaneja, mas a música autenticamente raiz ocupou o repertório em maior proporção. “Aqui estamos ouvindo música de qualidade, que contribui para o desenvolvimento intelectual da pessoa humana. Momentos como esse são raros e precisam ser valorizados” observa José Antônio participante do evento.

O evento contou com público estimado de 200 pessoas, teve caráter de descontração, não houve nenhuma alusão à competição entre os participantes. “O encontro, entre outras coisas, visa valorizar e resgatar essa importante cultura que vem se perdendo ao longo dos tempos, não temos políticas de valorização desses artistas, muitos menos para os que estão espalhados por toda zona rural do município, por isso tomamos atitude como essa” afirmou Rubenildo Silva, um dos idealizadores do evento.

Voltar