Menu

Com chuva, Santa Maria fica alagada e moradores recorrem a barcos; veja

21 JAN 2016
21 de Janeiro de 2016

Comércio, banco e agência dos Correios não abriram nesta quinta-feira (21).
Moradores afirmam que situação parecida não ocorria desde os anos 1980

Chuva alaga ruas em Santa Maria da Vitória (Foto: Divulgação/Correios)Chuva alaga ruas em Santa Maria da Vitória (Foto: Divulgação/Correios)

Com as chuvas que aíramnos últimos dias na região oeste da Bahia, a cidadede Santa Mara da Vitória teve diversas ruas inundadas, o que causou transtornos à população. Nesta quinta-feira (21), bancos, agência dos Correios e o comércio da cidade não funcionaram.

As águas do rio que corta o município, um afluente do Rio São Francisco, transbordaram. O centro da cidade foi um dos locais mais afetados. Em algumas regiões, moradores precisam usar barco e caiaque para sair de casa e salvar móveis e eletrodomésticos.

Chuva alaga ruas em Santa Maria da Vitória (Foto: Divulgação/Correios)Chuva alaga ruas em Santa Maria da Vitória
(Foto: Divulgação/Correios)

O empresário e morador da cidade, Alessandro Aguiar, disse que muitos amigos que moram na parte mais baixa tiveram de abandonar as residências. "Está chovendo muito e a água inundou várias casas. A chuva começou há mais de duas semanas e não tem previsão de parar. A minha casa, que fica numa parte mais alta, não foi alagada, mas outras casas aqui perto foram tomadas pela água", destacou.

Moradores também afirmam que não ocorria uma enchente como essa desde o fim dos anos 1980. "Moro aqui há muito tempo e só vi coisa assim em 1989, quando as ruas também foram tomadas por água após forte chuva. É um caos", destacou.

  •  
Chuva alaga ruas em Santa Maria da Vitória (Foto: Divulgação/Correios)Chuva alaga ruas em Santa Maria da Vitória (Foto: Divulgação/Correios)


O céu permanece encoberto e chuvoso em todo o estado devido a uma extensa banda de nebulosidade que atua desde o sul da Amazônia até o Sudeste e parte do Nordeste brasileiro. As regiões onde esse sistema meteorológico influencia o tempo com maior intensidade são o Oeste, São Francisco, Norte, Chapada Diamantina, Sudoeste e Sul, onde estão previstos eventos de chuvas com intensidade moderada.
Previsão de tempo

Para os próximos dias, que inclui o final de semana, não são esperadas mudanças nas condições do tempo na Bahia, segundo previsão do serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Os acumulados de chuvas deverão se concentrar no Oeste e São Francisco, podendo estas vir acompanhadas de trovoadas, típicas do verão.

Por outro lado, para as regiões Nordeste e Recôncavo, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico permanecem influenciado o tempo, deixando o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, conforme o Inema. Porém, não se descarta a possibilidade de chuvas mais expressivas, sobretudo nas localidades mais próximas ao litoral.

A previsão também se estende para a cidade de Salvador e região metropolitana onde, mesmo com predomínio de chuvas, as temperaturas continuam elevadas, com mínimas de 24°C e máximas de 33°C. Altas temperaturas também são esperadas para o restante do Estado, com máximas que deverão variar entre 29°C (Chapada Diamantina e Sudoeste) e 36°C (Nordeste).

Moradores usam barcos e caiaque para se locomover na cidade (Foto: Alessandro Aguiar/VC no G1)Moradores usam barcos e caiaque para se locomover na cidade (Foto: Alessandro Aguiar/VC no G1)
Voltar