Menu

MENSAGEM DE PAZ

Pesquisa: maioria dos brasileiros não lê nem um livro por ano

27 JUL 2015
27 de Julho de 2015

Uma pesquisa divulgada pela Federação do Comércio (Fecomércio) do Rio de Janeiro aponta que 70% dos brasileiros não leram um livro sequer em 2014. O dado é alarmante, segundo especialistas. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, por exemplo, em 2006, a média de leitura fora da escola era de 5,1 livros por ano. Na França, a média foi de 7 livros lidos, na Inglaterra 4,9 e na Colômbia 2,4.

Mas por que o Brasil lê tão pouco? De acordo com o ZH Entretenimento, as respostas de professores e escritores passam, inevitavelmente, pelo investimento que é feito em estudo, pela falta de vontade política, pelo processo de alfabetização tardio e pela própria cultura do povo brasileiro, mais oral do que textual.

A professora Regina Zilberman, do Instituto de Letras da UFRGS, lembra que as crianças brasileiras passaram a ser alfabetizadas de maneira séria há menos de 100 anos. “Nós ignoramos a alfabetização por boa parte da nossa história. A obrigatoriedade é de meados de 1930, não tem 100 anos. Ou seja, saímos atrasados em relação a outros países. E no Brasil existe a cultura da oralidade muito mais forte do que a cultura letrada, como há na Europa. No continente europeu, o livro sempre desempenhou um papel importante, inclusive religioso. Aqui, não”, esclarece a especialista ao site. Regina lembra ainda que há uma tentativa de popularização do livro, mas que o preço de uma obra ainda é alto.

Voltar